quinta-feira, 26 de março de 2009

O Movimento das equipes de Nossa senhora ENS no Brasil


O Movimento das equipes de Nossa senhora ENS no Brasil:
Em seu artigo sobre as Equipes de Nossa senhora( Carta Mensal de Maio de 1980), padre Oscar Melanson, c.s.c., Sacerdote Conselheiro Espiritual da primeira equipe no Brasil, grande amigo e incentivador do Movimento, assim se exprimia: “ Toda história humana, aos olhos da fé, é uma história sagrada, onde aparece o dedo de Deus”.
Em São Paulo, na década de quarenta, alguns homens participavam de uma congregação Mariana que fundara um Departamento de casados. Mais tarde este departamento veio a se transformar no centro de Estudos D. Gastão, onde se organizavam reuniões periódicas de estudo,palestras e conferências feitas por especialistas em educação e vida cristã.
Apesar de sua ativa participação na igreja, sentiam-se insatisfeitos com ela, pois dela excluíam suas esposas. Sentiam-se desejosos de uma espiritualidade voltada para a vivência do Sacramento do Matrimônio, na qual pudessem enriquecer a vida de cristãos casados.
Numa das conferências realizadas pelo Centro, em novembro de 1949, o conferencista, um dominicano canadense, Pe. Marcel Marie Desmarais, falava sobre a família. Ao final de sua palestra, contou-lhes que conhecera na França os “Grupos de Casais do Pe. Henri Caffarel”, ligados à revista “ L’Anneau d”Or”, cujas aspirações eram semelhantes ás daqueles casais. A notícia causou vivo entusiasmo.
Pedro Moncau Júnior, incumbiu-se de escrever ao Pe. Caffarel, em 30 de novembro, Pedro Moncau escrevia ao Pe. Caffarel: “parte do escrito pelas as informações que nos foram dadas pelo padre Desmarais, tive a impressão de que a finalidade de ‘L’Anneau d’Or’ é sensivelmente idêntica á que perseguimos. Ocorreu-me, então, escrever-lhe com toda afranqueza e com toda a simplicidade também, para pedir-lhe que me envie, com toda a simplicidade também, para perdilhe que me envie, com detalhes, dados sobre o que faz ‘L’Anneau d’Or’, seu programa e, particularmente, a técnica de suas reuniões etc”.
Datada de 15 de dezembro de 1949, a carta do Pe. Caffarel trazia sua resposta e refletia também a alegria e a emoção que a surpresa do pedido lhe havia causado. E diz ainda o Pe. Caffarel.’ L’Anneau d’Or’ e os Grupos de casais que trabalham paralelamente a ele t~em i objetivo essencial de ajudar os casais a tender para santidade, nem mais, nem menos.
Após receber as primeiras documentações, Pedro Moncau assim escrevia ao padre caffarel: [...]”lendo sua carta tão amiga, tive a impressão de uma descoberta. E, alguns dias depois, folheando os Estatutos e as cartas mensais, minha primeira reação foi francamente de emoção. Porque, segundo o meu parecer, é examente isso que há muito tempo procurávamos.É exatamente a fórmula que corresponde às nossas necessidades”.
O Brasil foi o terceiro país a receber o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, mas o primeiro país do mundo, de língua não francesa, a adotá-lo.
Dona Nancy Moncau, em seu livro sobre Pedro mancou considera que a carta do padre caffarel, datada de 15 de dezembro de 1949 constitui como certidão de nascimento das Equipes de Nossa Senhora no Brasil, pois foi o começo de uma série de contatos que culminaram com o início, no dia 13 de maio de 1950, da primeira equipe.
Durante muito tempo, com a dedicação dos casais franceses que faziam a ligação com o Brasil, com o apoio direto do Pe. Caffarel e com um trabalho extraordinariamente entusiasta do casal Nancy e Pedro Moncau Júnior, essa equipe recebia diretamente da França toda a mística e o ideal do Movimento.
É interessante ressaltar aqui alguns trechos da primeira carta de Gerard d’Helly, primeiro Casal Ligação entre a França e a primeira equipe no Brasil, datada de 25 de abril de 1950:
“talvez sejam supérfluas estas observações, mas assim mesmo será útil fazê-las. Desde o inicio estabeleça as relações entre equipistas num plano de grande simplicidade. Cuide muito para que haja grande abertura entre os casais . è certo que o tempo ajudará muito, mas é preciso, pelo menos, dar orientação desde o inicio. A equipe é feita para dar apoio a cada um, na sua marcha para Deus, e para ajudá-los a carregar todos os seus fardo, todos os seus encargos e responsabilidades. Ponha em destaque a seriedade. Não se trata de fazer muito, de acumular obrigações, mas de fazer tudo corretamente”.
A primeira preocupação foi superada pelo fato de que, sendo baseado no Evangelho, que não tem fronteiras, o Movimento podia também ter linguagem universal. Quanto á segunda preocupação, a proposta do Movimento foi tratada com firmeza, entusiasmo e fidelidade aos seus princípios, aos seus ideais, aos seus valores, pelos primeiros casais que a ele se dedicaram. Tanto é assim que, voltando á França após sua primeira visita ao Brasi, Pe. Caffarel escreveu a Pedro Moncau Júnior:
“É quase inacreditável verificar que através dos oceanos e sem contato com o Centro, voc~es tenham apreendido tão perfeitamente o espirito das Equipes de Nossa Senhora. Quantas vezes, depois de minha volta de São Paulo, bendisse ao Senhor por isso. Foi retirado e elaborado com muito carinho através do livro de pilotagem Vem e Segue-me Unidade IV (partes verdes). ENS. Obrigada meu deus e Nossa Senhora e o casal Moncau pois hoje temos a graça divina de poder ser equipistas por uma espiritualidade conjugal.

5 comentários:

  1. Sou um equipista de Goiânia - equipe 13 "NOSSA SENHORA DE GUADALUPE". Este movimento veio em nossa vida no ano de 2008 e neste dois anos que estamos junto nesta caminhada encontramos pessoas maravilhosas e uma linha de vida, de fé e de condulta que esta fazendo com que possamos crscer em cristo.
    CÉLIO E ARLETH - celiodpereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A paz de Nossa Senhora para todos!!!!

    Sou Aglaédna do Gilton, somos CRE da Eq 01 Nossa Senhora de Fátima, Setor Itabaiana - Sergipe, Província Nordeste.
    Estamos pedindo através desta para que os equipistas façam uma corrente de oração pela saúde de nossa filhinha, ela é especial tem 2 anos e 8 meses, é portadora de uma síndrome ainda não diagnosticada, é uma criança mto amável e feliz. Carmem Emily não tem moleira e isso impediu que o cérebro dela crescesse normalmente, hoje ele encontra-se bastante delimitado dentro dos ossos cranianos, para que ela não chegue a generalizar sequelas graves dia 10 de maio agora ela será submetida a uma cirurgia de remodelação craniana no Hospital da Beneficência Portuguesa na Unidade de São Joaquim em São Paulo - Capital às 8 hs da manhã, contamos com as orações de voces irmãos de caminhada.
    Mais informações podem entrar em contato comigo (Aglaédna) por este e-mail: aglaedna@hotmail.com ou por meus contatos pessoais. (79)9927-9389 / (79)3431-0467

    Desde de já agradecidos!
    Que Nossa senhora os abençoe.
    "O Poderoso Fez em mim Maravilhas e Santo é o Seu Nome!"

    ResponderExcluir
  3. Olá! sou a Joana do Rodrigo, e participamos da ENS desde 2006, e amamos fazer parte dessa história, somos casados à 5anos, e graças a EQP somos muitos felizes, E estaremos no dia 22/05 na casa da Mãe Aparecida para participarmos da Missa que comemora-rá 60 anos de ENS no Brasil.Bjs para todos os EQPS. Caçapava-SP.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Estou precisando da música do Pe. Ricardo Dias Neto "Ave Maria das Equipes de Nossa Senhora". Tem no you tube mas tem alguns pontos de difícil entendimento. Caso consigam, favor enviar para meu e-mail: joao.cachoeira@terra.com.br
    Muito Obrigado. Paz e Bem.
    João Pereira da Silva Filho. Caçapava SP

    ResponderExcluir
  5. Sou LEDA do ETIM, equipe n/1 de Forquilha
    A benção de DEUS a todos equipistas,que presente maravilhoso DEUS nos deu,uma escada com degraus leves nos levando rumo a santificação,cada degrau podemos representa-los como os PCeS,que lentamente vamos cumprindo,isto é subindo degraus significativos para nosso crescimento espiritual.

    ResponderExcluir