segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mensagem de Advento


Queridos Equipistas,
Escrevi esta mensagem para uns amigos de Olinda e gostaria de partilhar com os irmaos equipistas.
Dom Jeronimo, OSB
Ps. Esse teclado europeu é louco, nao encontro os acentos!
"Queremos Deus"
Por esses dias tenho lembrado o fato de que a cerca de 15 anos atras a Renovaçao Carismatica Catolica - RCC, da cidade de Fortaleza - Ceara, começou a promover um evento de massa, no maior estadio de foot-bal da cidade. O evento se chamava "Queremos Deus". No fim de semana seguinte a primeira ediçao, os protestantes iniciaram tembem um evento de massa, no mesmo estadio de foot-bal como o tema "Ja temos Deus".
Do meu ponto de vista, eu que sou extremamante ecumenico, digo que os nossos irmaos separados nao foram felizes na escolha do nome para o seu evento de massa, porque o verbo "TER" indica sempre posse. Quando tomo posse de algo vejo sempre "aquilo" como um objeto que esta ao meu serviço, a minha disposiçao. Tambem quando digo que TENHO algo, digo implicitamente que posso vir a nao te-lo mais, que posso deixar de te-lo, ou perde-lo, ou ainda, nao me interessar mais por ele e passa-lo adiante.
O mesmo acontece com as pessoas. Por exemplo: quando uma mulher diz "tenho um filho", diz expressamente que pode vir a perde-lo algum dia. Pode perde-lo para a morte, perde-lo para as drogas, perde-lo para a nora e quando uma mae "perde um filho para a nora", se torna uma "sogra", se torna a concorrente. Todavia, quando uma mulher diz "SOU MAE de um rapaz", nada nem ninguém podera separar aquilo ou aqueles que estao unidos pelo SER.
O memso acontece com a fé.
Agora sei quais sao aquelas pessoas que podem "perder a fé", sao sempre aquelas pessoas que "teem fé". Aquelas, porém, que sao pessoas "DE FE" nao podem jamais "perder a fé", porque isso equivaleria a deixar de existir e deixar de existir é impossivel , porque a pessoa "de fé" vive eternamete.
Jesus na sua relaçao com o Pai, usa sempre verbos que a gramatica classifica, significativamente, como "verbos de ligaçao": SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR (cf. Jo 15, 1-17), para demonstrar que a verdadeira relaçao nao é a de posse, mas a de essencia. O verbo TER também indica finitude, completude, saciedade: "Nao, obrigado! Ja tenho!" Ao passo que o verbo SER indica movimento para ser. Quando digo "eu sou" digo na verdade "estou sendo".
Os catolicos de Fortaleza usaram o verbo "QUERER"; um verbo rico de significado biblico-teologico. O salmista o usa da seguite forma: "A minha alma tem sede de Deus e deseja (querer) o Deus vivo" (Sl 41,5), "Minha alma te deseja (querer) como terra sedenta e sem agua" (Sl 62,2), "E melhor buscar (querer) refugio no Senhor" (Sl 117, 8-9), "E feliz todo homem que busca (querer) seu auxilio no Deus de Jaco" (Sl 145,5) "E assim a geraçao dos que procuram (querer) o Senhor e do Deus de Israel buscam (querer) a face". (Sl 28,5), "Procurai (querer) o Senhor Deus e seu poder, buscai (querer) constantemente a sua face" (Sl 104,4) etc. O profeta Isaias o usa assim: "Durante a noite minha alma te deseja (querer), com a força interior do meu espirito te procuro ancioso" (26,9), "Procurai (querer) o Senhor enquanto é possivel encontra-lo, chamai (querer) por ele, agora que esta perto". (55,6)... En fim, toda a Biblia prefere para Deus a relaçao da busca, da sede, do desejo, do querer e nao da posse.
E nesse espirito que todos os anos celebramos o Advento.
A imagem mais significativa para esse tempo é a da mulher gravida: ela espera ser o que ja é: MAE. Ela conter em seus braços o que ja contem no seu seio. Ela espera aquele que ja é consigo.
"E eis que apareceu no céu um grande sinal uma mulher...gravida" (Ap. 12,1-2). E a Igreja que clama "Vinde, Senhor Jesus", ela que tantas vezes na Eucaristia repete "Ele esta no meio de nos!"
Eis que e chegado o tempo de arrumar a casa do nosso coraçao para o Senhor que vem. A espiritualidade do Advento esta firmada sobre tres solidos pilares: VIGILANCIA, ALEGRIA, ESPERANçA. A "liturgia bem celebrada vai ser a melhor catequese" para preparar os nossos coraçoes. ela fara ecoar nossa voz em todos os ambientes, na familia, no trabalho, no lazer, a nossa voz forte e vigorosa, dizendo que também nos somos daqueles que "Queremos Deus"!
Irmaos e irmas ao escrever estas linhas por vezes fcho os olhos e vejo a face de cada um, porque os tenho gravados nao somente na memoria, mas principalmente nos arquivos "escancarados" do coraçao.
Vosso, no Cristo todo nosso,
Dom Jeronimo, OSB
Padova, 24 de novembro de 2009 - Memoria de Sao Columbano, Abade. COLABORAÇÃO DOS IRMÃOS EQUIPISTAS RITA E DIDERO MULLER PORTO ALEGRE RS. VIA E-MAIL.

Blog da Iniciação Cristãpor favor alimentem este blog/Catequese Especial











De: Irmã Lúcia
Data: 27/11/2009 10:39:54
Assunto: Blog da Iniciação Cristã
Repassando por favor alimentem este blog/Catequese Especial
Estimados irmãos e irmãs,
É com muita alegria que comunicamos o lançamento do blog da Comissão Arquidiocesana da Iniciação Cristã que aconteceu na 2ª Expo-Rio Catequese, no último dia 21 de novembro, no Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier:
www.iniciacaocristarj.blogspot.com
Este blog pretende ser o grande canal de comunicação de todos os agentes da Iniciação Cristã, sejam eles da:
a) Pastoral do Batismo ( COLABORAÇÃO NO BLOG COMISSÃO ANETTE E ORLANDINO)
b) Catequese Especial ( COLABORAÇÃO NO BLOG COMISSÃO MIRIAN E ROSALI)
c) Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes (COLABORAÇÃO NO BLOG COMISSÃO TATIANA, BARBARA E SILVIA)
d) Iniciação Cristã de Jovens e Adultos (COLABORAÇÃO NO BLOG COMISSÃO MARIA HELENA E JOICE)

O Boletim “Catequese Viva” foi, então, substituído pelo blog que será constantemente atualizado com notícias, artigos, fotos, vídeos e muitas outras novidades.
Visite-nos!

Contamos com as orações de todos a fim de que a Boa Nova, que é Jesus, nosso Salvado, seja anunciado cada vez mais e por todos os bons meios que estão à nossa disposição. Diz nossa Mãe Fundadora que, “Na catequese, os meios de comunicação, os mais modernos e eficientes, podem e devem ser utilizados. Eles são de grande eficácia, sempre que a tecnologia é colocada a serviço do Espírito, sempre que o conteúdo for mais importante que o meio.” (Madre Maria Helena Cavalcanti)

A todos um bom período de Advento, na espera do Senhor que vem!

Fraternalmente,
Ir. Lúcia Imaculada.
OBS: TENDO COMO BISPO ANIMADOR DA INICIAÇÃO CRISTÃ DOM EDNEY GOUVEIA MATOSO BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO (FOTO ACIMA).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA ,


Definido o local do "XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA ,
será em BRASÍLIA-DF, no ano de 2012.
O local do XI Encontro Internacional das ENS, foi divulgado pelo
Casal Ligação Região América, Silvia e Chico, no Encontro Anual
da Província Sul 1, de acordo com mensagem que recebemos.

Portanto, já podemos nos organizar para participar
desse importante evento do nosso Movimento.

Não podemos esquecer,
Brasília nos espera!


Fonte: Site Cantinho do Padre Caffarel por Joana e Venâncio Setor Pederneiras SP.